O novo Mercedes E All-Terrain chega a Portugal em Junho. É uma proposta 4x4 à medida das famílias que sabem desfrutar dos momentos de lazer e apreciam actividades "outdoor", mas não estão interessadas em aderir à moda dos SUV.
Vai estar disponível com dois motores diesel, o quatro cilindros 220d de 194 cv e o V6 350d de 258 cv, com preços estimados de 67 200 € e 80 000 €, respectivamente. A título de curiosidade, diga-se que qualquer destas propostas custa mais 6 000 € do que a carrinha correspondente ao nível da motorização.
DESIGN. Em termos de imagem, o All-Terrain não é muito diferente de qualquer das novas carrinhas da Classe E, mas a zona inferior do spoiler anterior e do pára-choques traseiro assumem um estilo que nos remete para o campo dos SUV, o mesmo acontecendo com as protecções em plástico das cavas das rodas. Tem um carácter próximo do que encontramos no GLA, o mesmo é dizer que faz a diferença e sublima a personalidade sem o recurso a exageros na forma, e isso merece aplausos...
DOIS MOTORES. Na fase de lançamento só vai estar disponível o renovado motor de quatro cilindros diesel com 2.0 litros de cilindrada e 194 cv de potência, mas também com o 3.0 V6 que equipa o 350d. Qualquer deles tem acoplada uma caixa de velocidades automática 9G-Tronic que, ao mesmo tempo que aproveita todas as rotações do motor, permite ao condutor tirar partido do sistema Dynamic Select, alterado para responder às necessidades específicas do All-Terrain.
Para além da gestão da resposta do motor, da caixa de velocidades, direcção e suspensão, tem um modo específico para utilização fora de estrada, o que permite elevar a altura ao solo em 20 milímetros a velocidades até aos 35 km/h e modifica a gestão do controlo de tracção e estabilidade. Isto é tão ou mais importante do que tudo o resto, e é por isso que achamos que 9G-Tronic é a senha do sucesso do All-Terrain.
AO VOLANTE. O motor 220d não é um campeão ao nível da potência, mas está para as curvas, mesmo com um modelo com a volumetria e peso do All-Terrain. A caixa automática de nove velocidades (novamente ela) permite tirar o melhor partido de todas as rotações, vincando a agilidade em cidade e ajudando a reduzir os consumos em viagens em auto-estrada. Por isso não é difícil realizar médias na casa dos 8,0 litros/100 km, o que para um veículo com tracção total permanente é um valor interessante.
Como o seu nome indica, o All-Terrain é um todos-os-caminhos e não um todo-o-terreno, mas a sua capacidade de tracção impressiona nas piores condições e, se o percurso não for "trialeiro", ele pode chegar a locais quase impensáveis, tanto mais que a caixa de velocidades (outra vez ela...) dá uma ajuda e não há o risco de sobreaquecer a embraiagem.
No campo das opções mais viradas para os maus caminhos, ficámos com a ideia de que pode bater o pé ao Audi A6 Allroad, mas o futuro Volvo V90 Cross Coutry parece ser mais arrojado, já que tem uma altura ao solo superior. Mas não vale a pena avançar com prognósticos antes de um frente-a-frente entre os dois modelos...
FICHA TÉCNICA
Motor: | 220d | 350d |
Cilindrada: | 1 950 cc | 2 987 cc |
Potência máxima: | 194 cv/3 800 rpm | 258 cv/… |
Binário máximo: | 400 NM/1 600-2 800 rpm | |
Velocidade máxima: | 232 km/h | |
0 a 100 km/h: | 8,0 s | |
Consumo médio: | 5,1 litros/100 km | |
Emissões de CO2: | 137 g/km | |
Preço estimado: | 67 200 € | 80 000 € |
+ POLIVALÊNCIA: À medida da família, garante conforto, espaço e tecnologias que potenciam a segurança, o que nesta versão abre a porta aos maus caminhos...
- OPCIONAIS. A história é conhecida: são mais do que muitos e custam sempre bastante dinheiro.